quarta-feira, 14 de outubro de 2009

BULLING: humilhar, intimidar, ofender, agredir....

Gozação, agressão, ofensa e humilhação... O que para muitos era “normal”, coisa de criança e de adolescente é, na verdade, bullying - palavra em inglês que é usada com o sentido de zoar, gozar, tiranizar, ameaçar, intimidar, humilhar, isolar, perseguir, ignorar, ofender, bater, ferir, discriminar e colocar apelidos maldosos.A gravidade é que esse padrão de comportamento está longe de ser inocente. Trata-se, na verdade, de um distúrbio que se caracteriza por agressões físicas e morais repetitivas, levando a vítima ao isolamento, à queda do rendimento escolar, a alterações emocionais e à depressão.Segundo a pesquisa realizada pelo Ibope, encomendada pela Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência (Abrapia), organização não-governamental, dos 5.482 alunos de 5ª a 8ª série de 11 escolas públicas e particulares do Rio de Janeiro que foram ouvidos na pesquisa, mais de 40,5% admitem ter praticado ou ter sido vítimas de bullying. Segundo o Diretor-Geral do Maxi, Virgílio Tomasetti Júnior, apesar de não existir uma tradução exata para a palavra bullying, ela seria aproximadamente o mesmo que atenazar ou , no popular, atazanar: “Nenhuma escola pode ignorar tal ocorrência, comumente perceptível em seus domínios. Cabe à escola coibir atitudes agressivas, protegendo tanto os agressores quanto os agredidos. De fato, ambos, agressores e agredidos, apresentam problemas psicológicos que, caso não tratados, podem explodir desastrosamente, como mostra o documentário de Michael Moore, 'Tiros em Columbine', ou então o filme 'Elefante', que trata este tema”.Tomasetti explica que tudo começa com a escolha do “pele”, que se torna a vítima de um agressor ou de um bando de agressores: “O assédio moral e físico é intenso, deixando a vítima constrangida e assustada. Pesquisas em países como a Austrália mostram que o bullying pode levar a altos níveis de ansiedade, a estresse, à depressão e até mesmo à automutilação. Além disso, é preciso olhar com atenção tanto para a vítima quando para o agressor. Pesquisas mostram que algumas das pessoas praticantes do bullying hoje já foram vítimas no passado”.

20 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Texto interessante. o mais interessante é que os tais bullings sofreram isto no passado. é um belo assunto a se discutir com os alunos :D


    By> Weslley e Leonardo 8°e

    ResponderExcluir
  3. prOfª... Gostei do assunto ,muito bem elaborado e interessante #)

    ResponderExcluir
  4. Atividade 1.
    (vanessa da silva souza 8ªE)
    professora eu achei bem interessante esse tipo de assunto, pois ele mostra que esse tipo de ação não é apenas uma brincadeira ou uma gozação qualquer e sim um disturbio serio que deve ter uma atenção e um cuidado rigoroso, eu gostei de saber sobre esse assunto e aprender sobre o que é.
    (professora o meu blog para a correção das atividades é http:vanessanessinhagata.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. As vezes as pessoas praticam sem se dar conta, acham normal... Embora acreditam que seja uma brincadeira, colocar apelidos, zombar, humilhar os outros. Mas não sabem que podem deixar consequencias terriveis na pessoa ofendida. Sem esquecer de focar também o rendimento escolar daqueles que sofrem desse problema. Eu acho uma ATITUDE ignorante!!!
    OtimO teema

    Bý: Mariane Araújo e Patricia Santos
    8°E

    ResponderExcluir
  6. Professora, o assunto escolhido por você para postagem é muito interessante, porque nos faz pensar sobre a gravidade de ofender alguém emocionalmente.Acredito que as vítimas de BULLING devem carregar consequências dessa agressão moral para toda a vida.Com certeza todas as pessoas querem ser aceitas pelo seu grupo de convivência, independente da idade e para o jovem não é diferente.Por isso, esse tema super interessante, nos faz PENSAR na importÂncia de aceitar o diferente e respitar as diferenças.

    P.S. Professora vou deixar postado o endereço do meu blog, para que você possa corrigir as atividades.

    http://joycehlindinhah.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. O Assunto é muito interessante. Mesmo sendo no passado, ainda é discutido no presente.

    Existem muitos preconceitos ainda hoje...


    Zé e Mineiro

    Nósso Blog:
    www.zmtrabalho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Mto Bom o texto professora.

    Trabalha ele com nós na escola !

    bjos :B

    ResponderExcluir
  9. Postagem interessante, mas pouco estam informados disto. Seria bom arrumar um meio de demonstarr para as pessoas que isso vem crescendo cada vez mais.
    achei legal da parte da prof ter postado um assunto como esse.

    bjos.


    Maria 8°e

    ResponderExcluir
  10. o bullyng é um jeito de reprimir as pessoas e derrubalas moralmente

    vlw fui!!!

    ResponderExcluir
  11. [leticia alves da silva 8ªe]
    bom eu achei interessante por que são coisas que acontecem no nosso dia a dia , e não paramos pra pensar ,que podemos estar prejudicando alguem...
    não acho isto correto e acho que a pessoa que comete esse tipo de agressão ,tem que ter um pouco simancol e parar pra pensar no seu proximo e que esta fazendo mal as pessoas a sua volta.

    ResponderExcluir
  12. bom, como já sabemos BULLING não deixa de ser um tipo de pressão psicológica, e pode ocasionar sérios danos mentais e sociologicos tanto ao agressor quanto ao agredido. As únicas medidas a serem tomadas são:conscientização Junto a um constante dialogo.

    é muito legal de sua parte estar entrando em um assunto tão comum, que nunca é discutido e que aos poucos vem degradando a sociedade mais e mais.

    by: Joás 8ªB

    ResponderExcluir
  13. meu blog -> http://oblogdojoas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. aline alves tomé 8ª E
    muito interessante !

    ResponderExcluir
  15. Nome:Paula Regina silva 8ªD
    o assunto é muito bom e a maioria dos agressores já passou Por isso e fazem isso pra aliviara dor. Isso pode acontecer tanto na escola quanto no trabalho e tem q ser tratada tanto os agressores e o agredido
    (professora o meu blog para a correção das atividades é http://trabalhodeportuguespaula.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  16. samuel viana 8e

    o assunto sobre bulling e um assunto importante
    mesmo no passado como o presente tanmbem.

    samuel 8e

    ResponderExcluir
  17. Oi profª mtoo interessante esse texto, pois é um assunto que aconteçe com frequenciaa em alguns adolecentes.. Iguaal fooi citado no texto, q o ato de Gozação paraa algumaas pessoaas, é "normaal", e maal sabe elaas (as pessoas q pratica) que o Bulling traz vários danos como a depressão.

    Juliana da Silva 8ª B

    ResponderExcluir
  18. É realmente um tema interessante,eu já tinha conhecimento sobre o assunto e este texto foi um modo menos 'complexo' de expor-lo.
    Em meu ver,isto poderia ser considerado um tipo de Estreitamento do Nível de Consciência ou,Obnubilação do Nível de Consciência,como preferirem.

    Sem mais

    ResponderExcluir
  19. Esqueci de mencionar,o correto seria BULLYING
    ;)

    ResponderExcluir