domingo, 8 de novembro de 2009

Importância de ler

Texto 1

A melhor forma de obter conhecimento é cercar-se de bons livros
As tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de livros de lado, isso resultou em jovens cada vez mais desinteressados pelos livros, possuindo vocabulários cada vez mais pobres. A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse um hábito rotineiro as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária, por exemplo. Muitas coisas que aprendemos na escola são esquecidas com o tempo, pois não as praticamos, através da leitura rotineira tais conhecimentos se fixariam de forma a não serem esquecidos posteriormente. Dúvidas que temos ao escrever poderiam ser sanadas pelo hábito de ler, talvez nem as teríamos, pois a leitura torna nosso conhecimento mais amplo e diversificado. Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas. O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim com certeza ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz. Saber ler e compreender o que os outros dizem nos difere dos animais irracionais, pois comer, beber e dormir até eles sabem, é a leitura que proporciona a capacidade de interpretação. Toda escola, particular ou pública, deve fornecer uma educação de qualidade incentivando a leitura, pois dessa forma a população se torna mais informada e crítica.
Por Eliene PerciliaEquipe Brasil Escola

Texto 2

A importância da leitura no mundo contemporâneo
A literatura de modo geral amplia e diversifica nossas visões e interpretações sobre o mundo e da vida como um todo.Precisamos estar atentos a esta questão, pois a ausência da leitura em nossa vida bloqueia a possibilidade e acaba, de certa forma, nos excluindo dos acontecimentos, da interpretação, da imaginação e da ficção arquitetada pelo autor, seja num romance ou num artigo; numa crônica ou num conto, numa poesia ou num manifesto, num jornal ou num ensaio, num gibi ou numa história infantil ou infanto-juvenil, enfim, são inúmeras as possibilidades de mergulhar no mundo da fantasia e da realidade encontradas no mundo das palavras.Na adolescência acaba-se excluindo a literatura do seu convívio diário, devido a falta do gosto pela leitura. Nas escolas, até que se tenta alguma coisa, no entanto, não chega a ser eficaz; quanto aos pais, nem todos tem o gosto pela leitura, desmotivando assim, seus filhos. Considerando que o exemplo, neste processo, ganha grande significado na construção de novos leitores.Vivemos num mundo contemporâneo onde as palavras rascunhadas no papel não têm muito valor. A literatura hoje é recurso dos mais ricos, sendo que os mais pobres, até possuem este recurso, porém, não é explorado de forma adequada. Dessa forma, a literatura contemporânea se transformou num produto de elite, e aqueles que não tem o acesso ou simplesmente não tem o gosto de ler são deixados de lado. Tal realidade ganha veracidade quando comparamos alunos e escolas particulares com alunos de escolas públicas, visualizamos resultados extremamente desanimadores.A leitura no seu sentido geral amplia nossos horizontes e nos transporta ao mundo da imaginação, sem contar os conhecimentos mil que acabamos adquirindo quando mergulhamos em universos desconhecidos como a literatura policial, a literatura infantil ou infanto-juvenil, a literatura fantástica, a literatura clássica, além dos artigos políticos, econômicos, sociais e culturais encontrados nos jornais e em outros veículos de informação impressa.Portanto, é de suma importância desenvolver em nós uma “cultura de leitura”, pois só assim seremos aprendizes e formadores de opinião em todo ambiente social e democrático que estivermos.Prof. Roberto Cerqueira DautoGraduado em Letras, técnico em Informática, publicitário, poeta, escritor e Diretor-Membro da Creche “Lar da Criança”

- Ambos textos falam da importância da leitura. Destaque as diferenças e semelhanças dos textos:

9 comentários:

  1. Na minha opinião realmente as pessoas hoje em dia tem mais interesse em mexer na internet do que pegar um bom livro e lêr.Tanto o livro quanto o dicionário serve para enrriquecer nosso vocabulário, ajudando no nosso conhecimento.Existe milhares de livros, tanto literários quanto românticos, fora os outros estilos.Mas as pessoas preferem ficar escutando músicas sem noção, preferem fikar na rua sem fazer nada, ai vem a pergunta:"O que vc vai querer da sua vida no futuro?". Muitas pessoas hoje em dia não sabem reponder, porque não tem conhecimento de nada, simplesmente eles não buscam o que querem, se não conseguem param ali e acabou.
    Então na minha opinião as pessoas deveriam procurar lêr, procurar enrriquecer o conhecimento, porque ninguém sabe o dia de amanhã, e para conseguir um emprego tem que ter um ótimo vocabulário e um bom conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. eu achei esse texto muito interessante pois ele traz em seu conteudo a importancia da leitura em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  3. As diferenças destes dois textos,é que um indiretamente argumenta que,a falta de vontade de ler dos jovens pode ser por causa das novas tecnologias e derivados.Já o segundo,apresenta argumentos que dizem que a falta de vontade de ler dos jovens é, em parte,por causa dos pais que não lêem e não se interessam pelo mesmo.
    Ambos em meu ver,tem certa parte de razão,mas,se o jovem REALMENTE quiser ler,ele não perderá essa vontade simplesmente porque existem novas tecnologias,ou apenas porque seus pais não se interessam,isto é PRETEXTO para esconder o fato de que:
    - O ADOLESCENTE FICA A CADA DIA QUE PASSA MAIS DESLIGADO DE TUDO A SUA VOLTA QUE É REALMENTE IMPORTANTE.

    ResponderExcluir
  4. realmente o texto diz a verdade pois os jovens andam desligados de tudo não tem interesse em nada a não ser a Internet, e isso prejudica os jovens que acabam deixando a leitura de lado e querendo só navegar na Internet

    ResponderExcluir
  5. Realmente oque o texto diz é verdade por que os jovens estão muitos desligados da vida.
    Hoje em dia os joven~s so se interessa pela internet,balada,curtição e etc;os jovens se desligam-se da leitura e começam a ficar na internet sem querer fazer nada so ficar mechendo em msn e orkut e etc.

    ResponderExcluir
  6. O primeiro texto trata mais de uma questão de recursos tecnologicos na vida do adolescente em relação ao interesse pela leitura que é algo realmente fundamental na vida de qualquer ser humano.
    Já no segundo texto ,trata mais de uma questão de envolvimento familiar ,pelo fato de influencia na vida do jovem na leitura.
    Embora o desinteresse pela leitura seja bastante influenciado pelos aspectos tecnologicos.Na minha opnião , a internet poderia ser algo a se acrescentar no desenvolvimento da leitura ,pois na internet há conteudos muito interessantes para aqueles que gostam de ler .

    ResponderExcluir
  7. eu acho que a leitura deixou por causa da internet nao tem ams o animo de antgamente,a leitura e impotante para apredizagem ser maior,os dois textos falam do mesmo assunto na falta de leitura nao exerxitamos a leitura.

    ResponderExcluir
  8. Esses textos são muito bons, pois falam bastante sobre a leitura dos jovens que desaparecem cada vez mais.
    E isso ocorre porque os jovens de hoje não dão valor a leitura , se preocupam com coisas eletrônicas como computadores, víde game etc.

    ResponderExcluir
  9. Gostei do assunto e vou fazer meu tcc de pedagogia sobre:A importancia do incentivo a leitura na educação Infantil.Se puder me oferecer mais conteudo,eu agradeço.Meu E-mail
    biga_lu@hotmail.com.

    ResponderExcluir